//Indicação de livro: O Poder do Agora

Indicação de livro: O Poder do Agora

Por que será que é tão difícil vivermos plenamente o momento presente? Estamos sempre pensado no passado ou ansiosos pelo futuro. Como mudar esse padrão? E por que viver o agora favorece nosso crescimento espiritual?

Esses são alguns pontos principais do livro best seller O Poder do Agora: um guia para iluminação espiritual do autor americano Eckhart Tolle.
Eckhart sofreu por anos com a depressão, mas conseguiu por meio de um momento de iluminação encontrar o caminho para a cura. Caminho que hoje ele divide com todos nós em seus livros.

O Poder do Agora fala sobre espiritualidade, mas sem nenhuma religião específica em mente. Nele vemos o que o autor considera ser a essência de todas as religiões. A conexão especial que cada um de nós possui com a natureza e com as outras pessoas, pois todos somos parte do mesmo todo.
Vários pensamentos de Tolle podem trazer boas reflexões sobre como eles se encaixam na doutrina espírita. Por exemplo, para o autor, viver o agora plenamente significa aceitar o momento atual. Mesmo que seja um momento de dor ou tristeza. Segundo ele resistir ao momento significa prolongar o desconforto e dar mais força ao problema. Grande parte do nosso sofrimento é causado pela resistência e também pela percepção que fazemos do que acontece a nossa volta.  Precisamos mudar o que está dentro de nós para que a parte de fora melhore. Isso porque em cada momento que vivemos estamos exatamente onde deveríamos estar. As adversidades são oportunidades de crescimento.
Soa familiar, não é mesmo?
Veja abaixo um trechinho do livro.

“Você tem preocupações? Tem muitos pensamentos do tipo ‘e se’?

Você está identificado com a mente, que está se projetando num futuro imaginário e criando o medo. Não há como enfrentar tal tipo de situação, porque ela não existe. É um fantasma mental. Você pode parar com essa insanidade que corrói a saúde e a vida aceitando simplesmente o momento presente. Perceba a sua respiração. Sinta o ar entrando e saindo do seu corpo. Sinta o seu campo interno de energia. 

Tudo com o que você sempre teve que lidar, tudo que teve de enfrentar na vida real, em oposição às projeções imaginárias da mente, é o  momento presente. Pergunte-se qual é o seu problema neste exato momento, não no ano que vem, ou amanhã ou daqui a cinco minutos. O que está errado neste exato momento?
Você 
pode sempre enfrentar o Agora, mas não pode jamais enfrentar o futuro, nem tem de fazer isso. A resposta, a força, a atitude certa estarão à sua disposição quando você precisar, nem antes, nem depois.”

Spread the love
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    3
    Shares