Ciúme à luz de Freud e Allan Kardec: entenda, reconheça e transforme essa emoção
Introdução ao tema do ciúme
Sigmund Freud (1856 – 1939), pai da psicanálise, em determinado momento de sua trajetória de pensador deteve-se na questão que envolve o ciúme.
Emoção sempre observada por filósofos, escritores, dramaturgos e religiosos, o ciúme está em nosso cotidiano a motivar ações e, por isso mesmo, influiu e ainda influi na vida de muita gente.
Logo, de tão importante e com impactos tão significativos, precisa ser trabalhado e tratado com toda a seriedade e não apenas no formato romântico, numa espécie de tempero das relações afetivas.
O impacto do ciúme nas relações humanas
Puxe em sua memória e verifique quantas famílias e relações já foram massacradas pelo ciúme. Não é preciso recorrer a estudos e estatísticas, volte e observe em seu rol de amizades, família, conhecidos, colegas de trabalho, quantos tiveram sua vida complicada por se renderem ao ciúme patológico.
Os três tipos de ciúme segundo Freud
Voltemos a Freud. Segundo o pai da psicanálise, o ciúme tem 3 níveis: o “normal”, o projetado e o delirante.
O ciúme normal e suas raízes
O ciúme normal decorre da possibilidade da perda do objeto amado. Isso leva o sujeito a estabelecer uma espécie de rivalidade com o que ou quem o “ameaça”.
Exemplo clássico disso podemos dar do mundo corporativo. Quando chega um novo funcionário em nosso setor de trabalho, pode ser que nos sintamos ameaçados e, por ciúmes, reteremos as informações necessárias ao trabalho do novo colaborador a fim de que esta “ameaça” não tome a posição que ocupamos na hierarquia da empresa.
Esse tipo de ciúme, definido por Freud como normal, faz parte do dia a dia de todos nós que vivemos encarnados neste mundo. Entretanto, este ponto pode ser trabalhado por nós, investigado em suas raízes e dominado, não deixando vez para atitudes que nos trarão, no futuro, arrependimento.
A importância de reconhecer e trabalhar a emoção
Uma vez identificado o ciúme, o grande ponto está em trabalhar sem reprimi-lo, porque se o reprimimos jogamos para debaixo do tapete e, num determinado momento, este ciúme explode de uma ou outra forma, talvez até no corpo físico, pois emoções mal trabalhadas nos adoecem e criam muitos embaraços e situações constrangedoras.
A visão de Allan Kardec sobre as más inclinações
Allan Kardec, aliás, comenta que o verdadeiro espírita é aquele que busca domar as suas más inclinações. Perceba que Kardec fala em “domar” e parte do pressuposto de que todos nós somos ainda portadores de questões a serem trabalhadas, sendo, portanto, o ciúme uma delas e das mais significativas.
Kardec não pede repressão, nem nos imprime culpa, longe disso. Diante de uma má inclinação, que trará desordem e desorganização à vida, Kardec pede o uso do raciocínio, que identifiquemos o que deve ser domado e que nos empenhemos para aprender a lidar de forma saudável com esta ou aquela emoção, no caso de hoje, o ciúme.
O ciúme projetado: um reflexo interno transferido ao outro
Quanto ao ciúme projetado, este parte, em geral, de uma tentação do próprio sujeito, pois há, nele, desejo de, por exemplo, consumar o ato de uma traição conjugal, contudo, projeta no parceiro esse seu desejo e o persegue, acusando-o constantemente de infidelidade.
Em resumo, a questão está comigo, porém, repasso-a ao meu cônjuge.
Seria uma forma de aplacar a consciência. Numa linguagem mais simples: “Ora, se ele pode eu também posso”. Quando o ciúme atinge esses níveis a situação começa a complicar um pouco mais, pois se perde o controle, surgem brigas, discussões, acusações de todos os tipos.
O alerta de O Livro dos Espíritos sobre as paixões
Na questão 907 de O Livro dos Espíritos, no tópico que fala das paixões, entendemos que elas – as paixões – são boas ferramentas para o progresso se aprendemos a domá-las, entretanto, quando somos por elas domados os problemas surgem em profusão.
O ciúme delirante: distorções da realidade e perigos reais
E, por fim, chegamos ao estágio mais avançado que é o delirante. Não entrarei de forma mais profunda nas teses de Freud porque não é nosso propósito aqui, contudo, devemos mencionar que este tipo de ciúme, segundo Freud, está relacionado a fantasias homossexuais.
Exemplo: o marido acusa a esposa de gostar do vizinho, quando, em verdade, o desejo pelo vizinho é dele e não dela, daí segue-se a mesma dinâmica: para aplacar a consciência e livrar-se da culpa deposita-se no outro o desejo que é seu e, neste caso, junto a outro conflito interno, já mencionado acima.
Este tipo de ciúme pode desembocar em agressões e até crimes. São incontáveis os casos de pessoas que cederam ao ciúme delirante e, dominados pela ira, consumaram ações infelizes.
O inferno da consciência desgovernada
Pois bem, a verdade é que o ciúme delirante é um caso de “paixão” que nos controlou, tomou conta de nossa existência e passou a ditar o ritmo de nosso comportamento.
Já não somos nós a conduzir, mas a sermos conduzidos.
Estabelecem-se, daí em diante, caso não domemos essa má inclinação e trabalhemos nossa intimidade, pensamentos desconexos com a realidade a transformar nossos dias num autêntico “inferno”, e lembramos Allan Kardec quando diz serem céu e inferno não locais geográficos, mas estados de consciência.
Reconhecer o ciúme como chave para a liberdade
Compreendemos, a partir do exposto acima, que o ciúme, esta emoção, faz parte de nosso cotidiano e não dá para o atirarmos tapete abaixo. Deve-se, ao contrário, trabalhá-lo. Negar a existência do ciúme a fim de não sermos atingidos por ele não nos ajuda em nada.
A missão espiritual de lidar com as emoções
Este, aliás, é um desafio para as religiões:
- transformar a caminhada humana em algo mais leve e a convivência com as próprias limitações um processo menos doloroso.
Como naturalmente somos levados a escapar de nossas dores e buscar o prazer, claro que reprimiremos todas essas emoções que mostram não sermos nós sujeitos tão avançados assim.
Quando admitimos sentir ciúmes é como se emitíssemos um passaporte de nossa fragilidade e isto dói porque nos coloca frente a frente com nossa real condição.
Aceitar a verdade para crescer
O pensamento vai mais ou menos nesta direção:
- Se sinto ciúme é porque sou inseguro, fraco, coloco minha felicidade nas mãos dos outros e sou moralmente inferior.
Resultado:
- Reprimimos a emoção e fingimos que ela não existe, porém, não trabalhado este ponto em nossa alma, ele fica lá, aguardando o momento propício para sair das profundezas das questões não resolvidas.
Sempre inspirado, diz Jesus em João – 8:32:
“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
Conclusão: o ciúme como ponto de partida para o progresso
Perceber que as emoções fazem parte de nossa caminhada, por exemplo, é uma das muitas verdades que Jesus trouxe. Ao conhecer essa verdade, minha real condição de espírito ainda aprendiz, vou me despindo do ar de superioridade, de não poder sentir esta ou aquela emoção porque quem a sente é alguém de um círculo moral inferior.
Isso é um ganho muito grande para quem quer crescer, por isso a alusão à liberdade. Ao reconhecer minhas limitações sou alguém que já ruma para a liberdade, para o grito de independência do sofrimento que o ciúme causa.
Mas como caminhar sem reconhecer esse traço tão forte da humanidade que é o ciúme?
Claro que reconhecer dói, mas é uma dor superficial se comparada à dor de não caminhar. Sendo o objetivo da reencarnação a melhora moral do homem, que possamos aproveitar todas as ferramentas a nossa disposição para identificarmos limitações, reconhecermos e trabalharmos, pois esta é a chave do progresso.
A equação pode ser assim expressa:
Identificação + Reconhecimento + Trabalho = Progresso
I + R + T = P
Um ponto a pensar, não?
Sobre o Autor
Wellington Balbo é escritor, articulista e palestrante espírita. Desde 1999, dedica-se à divulgação do Espiritismo por meio de livros, artigos e palestras. Autor de seis obras, colabora com jornais e sites espíritas e integra o programa de rádio Diálogo Espírita. Como expositor da USE – Intermunicipal de Bauru, percorre diversas cidades levando a mensagem espírita com entusiasmo e dedicação.